12 de setembro de 2012

BENEFÍCIOS da ACUPUNTURA em IDOSOS



Muito se conhece hoje dos benefícios da Acupuntura, o que talvez não nos atentamos é que essa técnica milenar pode e deve ser vivenciada por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até os idosos.
O texto a seguir nos fala exatamente dos inúmeros benefícios da Acupuntura em pacientes idosos, ele foi redigido por Marcos Cau, professor emérito do IBRAM (Instituto Brasileiro de Acupuntura e Massoterapia), que foi meu professor e que trata a Acupuntura com muita seriedade, dedicação e um amor explícito em suas aulas.



 Os benefícios da acupuntura para idosos
Devido ao fato do idoso apresentar múltiplas queixas relacionadas a vários órgãos e com frequência, ter mais de uma doença, o médico tende a prescrever maior número de medicamentos. Assim, há maior probabilidade de incidência de reações adversas provenientes de cada uma das drogas, bem como da interação entre elas. 

 Essa é uma das razões pela qual a Acupuntura potencialmente tem um papel importante no tratamento do idoso. Como ela praticamente não tem contra-indicação e tem efeitos benéficos na redução da dor, na ansiedade, no sono, nos sintomas de depressão, entre outros, possibilita ao idoso reduzir a quantidade de medicação, diminuindo também os seus vários efeitos colaterais, como por exemplo a gastrite desencadeada pelos antiinflamatórios, proporcionando ainda uma melhor qualidade de vida.

A Acupuntura é utilizada há milênios no tratamento de doenças. No idoso, especialmente no idoso frágil, o tratamento por Acupuntura tem peculiaridades. Um dos principais preceitos de Acupuntura, recomenda aplicá-la conforme as condições da pessoa. Estimulação excessiva pode exaurir o paciente. A moxabustão, ou estimulação de pontos de Acupuntura através de calor gerado pela queima de uma erva medicinal chinesa chamada artemísia, pode ser indicada para fortalecer o organismo. O idoso pode responder mais lentamente ao tratamento.

A medicina moderna tenta desvendar os mecanismos da Acupuntura e comprovar cientificamente suas diversas aplicações no ser humano. Em 1997, o National Institute of Health (NIH), o principal instituto de saúde americano, realizou conferência de consenso sobre o uso e eficácia de Acupuntura na prática médica reconhecendo sua utilidade como tratamento complementar no manejo de fibromialgia, epicondilite, osteoartrite, lombalgia, síndrome do túnel do carpo, reabilitação de AVC (acidente vascular cerebral), cefaléias, cólicas menstruais, asma, dor dental pós-operatória, náuseas e vômitos pós-operatórios e pós-quimioterapia. Outros problemas como tensão pré-menstrual, rinites, síndrome do cólon irritável, estresse, herpes zoster, hérnia de disco, obesidade e parar de fumar podem ser tratados conjuntamente com Acupuntura.


Destacamos três áreas de atuação da Acupuntura em geriatria: dor, reabilitação de AVC e terapia adjuvante em doenças diversas, como depressão leve, câncer e doenças respiratórias. Entretanto, sempre é bom ressaltar que é fundamental procurar o diagnóstico ou os diversos diagnósticos pela medicina ocidental e tratá-los devidamente para otimizar os resultados e não mascarar doenças severas.
Ou seja, a Acupuntura busca tratar todas as disfunções fisiológicas provenientes da idade, trazendo qualidade de vida, bem estar e uma velhice muito mais feliz e relativamente mais ativa.

MARCOS ANTONIO CAU JUNIOR
Biomédico Acupunturista
Professor Emérito do IBRAM

2 comentários:

Camila disse...

Olá, eu gostaria de saber os benefícios para as crianças. Acupuntura é bom fazer? se é desejável que as crianças fazem, queria saber algum lugar de acupuntura centroonde você faz. Obrigado

Kelly Artuzo disse...

Olá Camila ... as crianças não só podem, como devem fazer acupuntura, desde bebezinhos.
Assim podemos evitar que elas tomem muitos medicamentos, que na verdade podem causar muitos males... nada como uma terapia natural, que trata da causa das doenças e não simplesmente mascaram sintomas, como é o caso dos medicamentos.
Sobre o local, se eu entendi sua pergunta ... trabalho em Tatuí, interior de São Paulo. Qualquer coisa é só entrar em contao pelo tel (15) 3305 6761. Bju querida !!!