10 de janeiro de 2011

ACUPUNTURA E ANIMAIS



A Acupuntura vem ganhando cada vez mais espaço no mundo animal, não é incomum encontrar clínicas veterinárias que oferecem esse tipo de terapia, que pode beneficiar animais tanto de pequeno porte como animais de médio e grande porte.

Os cavalos são um dos animais que vem sendo tratados por esse método. Por participarem de competições, são exigidos deles músculos fortes e altas performances, o que muitas vezes deixam lesões que podem comprometer seu rendimento e levar sofrimento ao animal.


Os zoológicos da China, pioneiros neste tipo de terapia, usam a acupuntura para melhorar a fertilidade de ursos pandas criados em cativeiro.



Nossos cães e gatos também podem e devem se beneficiar da aplicação de acupuntura, pois seus benefícios são inúmeros e com bons resultados em diversas doenças, como paralisias, sequelas de cinomose, artroses, derrames, traumas agudos, doenças metabólicas, diabetes mellitus, tumores, entre muitas outras.

É muito importante destacar que o profissional habilitado para a realização das sessões de acupuntura deve ser um médico veterinário com especialização em acupuntura, já que este tem conhecimentos teóricos práticos da anatomia de cada animal e dos conhecimentos da acupuntura.



No caso dos nossos animaizinhos de estimação, as dores e os sofrimentos aparecem também em seus donos, que já procuraram todas as formas de sanar as dores dos seus queridos bichinhos e encontram na acupuntura o alívio para seus sofrimentos.

Nossos pets aceitam muito bem o tratamento e logo que a primeira agulha é colocada eles relaxam e por muitas vezes dormem. É claro que existem exceções, mas com um pouco de calma e boa vontade é possível realizar o tratamento sem muitos atropelos.



Aliada a acupuntura, outras técnicas chinesas podem ser utilizadas, como a moxabustão (que aquece com a erva Artemísia pontos da acupuntura), terapia neural (uso de medicamentos injetados nos acupontos), fitoterapia (ervas) e implantes de ouro (fragmentos de ouro que são inseridos nos pontos de acupuntura).



Agora que você conhece um pouco dos vários benefícios que a acupuntura pode trazer para seu bichinho, procure um médico veterinário especialista em acupuntura e usufrua dos benefícios dessa técnica milenar.



Corpus

Praça Manoel Guedes, 72

Centro   Tatuí - SP

Tel: (15) 3305 6761

Nenhum comentário: